Porto vs Bayern

by Alexander Sweden

O Porto, nesta Liga dos Campeões, defrontou as seguintes equipas:

– Shakhtar Donetsk

– Athletic

– BATE

– Basileia

– Bayern

Fazendo uma análise objetiva, nenhuma das primeiras quatro equipas está associada à primeira divisão europeia; se tivessem competido na atual edição da Liga Europa seria perfeitamente natural.

Deste modo, e sendo sérios, nunca podemos afirmar que o Porto, no que respeita às primeiras quatro equipas, tenha chegado verdadeiramente a competir, em termos de valia do opositor, ao nível da Liga dos Campeões.

Nos quartos-de-final, quando se pensaria que chegada era a hora do grande teste, do verdadeiro palco de Champions, eis que um conjunto de circunstâncias (que fazem parte do futebol) ajudaram em muito, pelo menos na teoria, na obtenção de um bom resultado na primeira mão, permitindo concluir que o Porto, este ano, ainda não jogou dentro dos mais altos padrões a que a Liga dos Campeões já nos habituou nesta fase.

Mas o Porto ou o Lopetegui têm culpa disso? Naturalmente que não. Até onde podiam demonstrar competência, fizeram-no. Objetivo cumprido. No entanto, nada ainda de extraordinário foi feito, não se compreendendo o excesso de entusiasmo e tanta sobrevalorização da equipa e dos jogadores por parte da imprensa e blogosfera.

No entanto, todo este trajeto foi importante para retirar algumas verdades. O Paulo Sousa ainda não é o treinador que alguns quiseram fazer parecer que era e que o Guardiola, tal como qualquer ser humano, é uma pessoa cheia de falhas, equívocos, insucessos e, portanto, ainda não subiu à categoria de semideus (tal como nenhum treinador o conseguiu). Mais importante que ser polido e um verdadeiro gentleman, que quando tudo corre perfeito se torna demasiado fácil, difícil é, e revelador da verdadeira natureza por detrás do esmalte, manter a mesma postura quando as coisas começam a correr mal (Vid. as declarações deselegantes do espanhol sobre as supostas infiltrações do Jackson Martínez).

bayern-porto-estadio-do-dragao_3293165

Anúncios