Quanto vale um jogador de futebol?

by Alexander Sweden

O blog Visão de Mercado deu-me a conhecer um interessante estudo do “Football Observatory(para aceder à lista completa dos jogadores analisados ver aqui).

Pelo que pude analisar trata-se de um interessante raciocínio. Algoritmos ao serviço do futebol que permitem avaliar o valor de transferência dos principais jogadores de futebol calculados com base em mais de 1500 transferências desde 2009. As variáveis no modelo econométrico referem-se à performance dos jogadores (jogos, golos, dribles, etc.), as suas características (idade, a posição que ocupam no terreno, a duração do contrato, etc.), bem como a nível de competição e resultados alcançados pelas suas equipas (clubes e seleções nacionais).

Podemos discordar, argumentar que não corresponde à realidade, mas ainda assim merece algum reconhecimento porque trata com objetividade algo que nos parece tão subjetivo. O valor dos passes dos jogadores de futebol são díspares e muitas vezes determinados por caprichos, gostos pessoais, conjunturas, políticas obscuras, tomadas de decisão dos gestores. Ainda assim a matemática e as ciências exatas podem dar um importante contributo. A ciência, na minha ótica, será sempre bem-vinda, afastando aspetos alquimistas como a sorte ou o azar.

Se eu tento criar fórmulas sobre a tomada de decisão de um jogador de futebol, outros criam fórmulas que permitem avaliar, ainda que de forma indireta, a tomada de decisão dos departamentos que gerem grandes clubes de futebol (confrontando o valor pago e o valor que o algoritmo disponibiliza). Parece-me salutar a ciência ao serviço do futebol e penso que é nesse sentido que todos aqueles que estão envolvidos na modalidade se devem direcionar, sem nunca esquecer os aspetos de liderança, porque lidamos com pessoas e suas idiossincrasias.

O  “Football Observatory(para os mais interessados sobre a trabalho desenvolvido pelo observatório ver aqui ) é um grupo de investigação criado em 2005 e que faz parte do “The International Centre for Sports Studies (CIES)”, fundação privada criada dez anos antes através de uma parceria estabelecida entre a FIFA, a Universidade de Neuchâtel (Suiça), a Cidade de Neuchatel e o respetivo cantão suiço. Atualmente  o observatório é composto por 4 investigadores a tempo inteiro especializados na análise estatística de futebol. São eles:

Raffaele Poli – Cofundador e Diretor do “CIES Football Observatory”. Doutorado em Ciências humanas (Especialização em Geografia Humana). É o responsável pela administração, comunicação e desenvolvimento estratégico.

Loïc Ravenel – Cofundador e Diretor do “CIES Football Observatory”. Doutorado em Geografia. É responsável pelos desenvolvimentos de bases de dados e da transposição para outros desportos das soluções metodológicas desenvolvidas no futebol.

Roger Besson – Doutorado em Ciências Sociais. É responsável pelo desenvolvimento de modelos estatísticos para avaliar o desempenho dos jogadores de futebol e do seu valor de mercado. É ainda responsável pela edição dos relatórios anuais do CIES Football Observatory.

Andrea Pessina – Recém Mestre do “FIFA Master – International Master in Management, Law and Humanities of Sport“. Para possíveis interessados em ingressar no mestrado a data limite é no dia 9 de janeiro. Mais informações ver aqui:). É responsável pela recolha de toda a informação relevante sobre os futebolistas profissionais presentes nas ligas analisadas (31 campeonatos principais afiliados na UEFA).

Para os mais curiosos, que pretendam saber o valor de um determinado jogador (real ou hipotético) existe uma plataforma (ver aqui)onde se inserem alguns dados (idade do jogador, data em que o contrato termina, golos marcados, etc.). No final devemos colocar o nosso e-mail, onde iremos receber a resposta, e enviar o formulário para o observatório.

p.s. Para aqueles que detestam o Diego Costa, vejam onde este se encontra na tabela.

visaodemercado.blogspot

Anúncios